quarta-feira, 31 de agosto de 2011

FOTOS ANTIGAS DE GUARANIAÇU


Duas fotos de Guaraniaçu para relembrarmos memórias  da nossa cidade.  


Moinho Santa Regina



Igreja Nª Senhora de Fátima no dia da inauguração

terça-feira, 30 de agosto de 2011

FRAGMENTOS DE GUARANIAÇU

O tempo que não volta mais, está no aconchego das nossas memórias que não chamam mais a atenção pelos simples motivo de não termos mais tempo de conversarmos sobre elas.













PARALIZAÇÃO 30 DE AGOSTO

Professores da rede estadual participam de passeata no centro da capital e vão para Palácio das Araucárias
Apesar da chuva, os manifestantes saem às ruas e pedem melhores condições salariais
  
Professores concentrados na Praça Santos Andrade seguem em passeata até Palácio das Araucárias (foto: Franklin de Freitas)
Os professores da rede estadual de ensino fazem na manhã de hoje a tradicional marcha pelo Dia de Luta e Luto pelas ruas da Capital. O dia de mobilização marca tanto o período de negociações com o governo do Estado, quanto lembrar a repressão contra os professores em 1988, quando uma manifestação foi violentamente reprimida na Praça Nossa Senhora de Salete.
Os professores se concentraram na Praça Santos Andrade por volta das 9 horas e depois seguiram até o Palácio das Araucárias, onde estão chegando a partir das 11 horas.
Pelo período da tarde, o movimento deve ser recebido em audiência com o governador em exercício e secretário da Educação, Flávio Arns. Atos regionais estão previstos para ocorrer em todo Estado.
Neste ano, a questão salarial continua na ordem do dia. A categoria exige que o governo pague aos professores do Estado o Piso do Magistério, estipulado em lei federal (Lei 11.738/2008); e que seja estabelecida a equiparação entre professores e demais servidores públicos de nível superior. Ontem o governo encaminhou projeto de lei propondo um reajuste aos docentes dos Estado. Também estará na pauta o não fechamento das turmas e o porte de escolas.
“Mas outras questões — especialmente a relacionada ao atendimento à saúde dos educadores — continuam pendentes e os trabalhadores vão cobrar do governo o respeito que a educação e os educadores merecem”, diz comunicado do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Paraná (APP-Sindicato).
Sismmac — Os professores da rede municipal de 5ª a 8ª série também começam uma série de mobilizações na cidade. Hoje, fazem panfletagem nas escolas e na segunda semana de setembro uma operação tartaruga. O motivo foi, mais uma vez, conforme o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), a maneira autoritária como a Prefeitura decide as questões na educação.
Em agosto, a Secretaria Municipal de Educação determinou que as escolas municipais da rede retomassem as 4,5 horas diárias em detrimento do turno de 5 horas — tão defendido pela administração no segundo semestre de 2009. Mas fez sem consultar ou levar para debate com os professores. A mobilização também pede avanços da educação com qualidade, hora-aula de 50 minutos, contratação de mais professores e o cumprimento da Lei do Piso e da hora atividade.

domingo, 28 de agosto de 2011

FESTA NA COMUNIDADE FLOR DA SERRA

A comunidade estava toda reunida, juntamente com seu familiares e amigos vindo de várias comunidades da região,para a celebração do seu Padroeiro Santo Izidoro, era um verdadeiro encontro  de irmãos. A Igreja estava cheia, onde o povo participou da celebração com o frei Gilson, depois no pavilhão, tivemos o almoço, bastante movimentado, o salão estava cheio,e a tarde um  animado matibaile com o grupo Nova Geração Campeira.

Para ampliar clique na foto.  





















 














sábado, 27 de agosto de 2011

FOTO DE GUARANIAÇU NA DÉCADA DE 60 - II

Guaraniaçu na década de 60, provavelmente com a mesma data da foto anterior, a diferença é que esta foi tirada no sentido para quem vai para Curitiba, o que não era fácil nesta época. As estradas quase todas eram sem asfalto.A construção do lado esquerdo inferior é  o hospital do Dr. Wallace, e a avenida é a atual Souza Naves.
Clique na foto para amplia-la.


Foto do acervo do Museu Municipal

FOTO DE GUARANIAÇU NOS ANOS 60 - I

Esta foto foi tirada, na década de 60,no sentido de quem vai para Cascavel; do lado direito, no canto inferior se observa a Prefeitura Municípal, e a avenida Souza Naves do lado esquerdo; no fundo  do lado direito observa-se o que  é hoje a rua Humberto Fernandes.

Clique na foto para amplia-la.

Foto pertencente ao acervo do Museu Municipal

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

LEI 790 DE 14 DE NOVEMBRO DE 1951

Na data de 14 de Novembro de 1951, quando Guaraniaçu foi elevada a Município, desmembrando-se de Laranjeiras do Sul, outros 38 Distritos do Estado do Paraná, também foram beneficiados, passando todos a categoria de Municípios. O Governo da época Bento Munhoz da Rocha, sancionou a Lei 790 oficializando o acontecimento que muitas lideranças políticas locais já estavam esperando.
Os novos Municípios passarei a descreve-los, e dividirei em várias postagens para facilitar a leitura.
Gostaria e aceitarei de boa vontade qualquer sugestão sobre o tema.

Alvorada do Sul: no norte do Paraná, banhada pelo rio Paranapanema. Foi desmembrado do Município de Porecatú e teve sua primeira eleição em 9 de novembro de 1952,  a posse dos eleitos foi em 14 de Dezembro de 1952. O seu primeiro prefeito foi o senhor Antonio Abreu do PTB.

Astorga: foi desmembrado do município de Araponga, teve sua primeira eleição no dia 9 de novembro de 1952 quando foi eleito o senhor Ermelino Lopes Barroso do PSD PR PSP

Barracão: sua primeira eleição aconteceu no dia 09 de novembro de 1952.  O primeiro  prefeito eleito foi o senhor Misael Siqueira Bello do PTB. Os eleitos tomaram posse no dia 14 de dezembro de 1952.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PARABÉNS MARIANA ZANELLA

A nossa amiga professora Mariana Zanella recebeu colação de grau em ciências Biológicas no sábado  dia 13 de agosto, os nossos pararabens, muito sucesso na sua vida profissional. Parabéns.










ELEIÇÕES EM GUARANIAÇU III

No dia 09 de novembro de 1952 aconteceram as eleições para prefeito e vereadores do recém emancipado Município, de Guaraniaçu, com os seguintes resultados:


Prefeito: Jorge Pio Gonçalves - PTB  - 469 votos.


Para a Câmara de Vereadores foram eleitos:


Alcindo de Paula Freitas              -  PTB - 115 votos
João Huzik                                   - PTB  -   67 votos
José Humberto Fernandes           - PTB  -   50 votos
Jorge Bernardo Bueno                 - PTB  -   49 votos
Theodorico Rodrigues da Cunha  - PSD  -   48 votos
Nival Penteado Lejanoski             - PSD  -   41 votos
Heraclides Santos Ávila               - PSD  -   40 votos
David Gonçalo Cardos                 - PSD  -   30 votos 
Otávio Nunes dos Santos             - PR     -   36 votos 




A posse do prefeito e  dos vereadores  aconteceu  em dezembro de 1952 e a prfeitura inicialmente passou a funcionar no Mato Queimado.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CHOVE EM GUARANIAÇU

Agora são 12h.23min., e chove desde umas 9h. está fazendo frio.Logo mais a noite estarei postando informações sobre a Lei 790 que emancipou o município de Laranjeiras do Sul.

domingo, 21 de agosto de 2011

AMANHECE FRIO EM GUARANIAÇU

Hoje, por volta das 7h dei uma volta na cidade para sentir o frio que estava por volta dos 5º e muito vento, andei um pouco, mas não aguentei, os ouvidos doia, os dedos doia, a máquina ficou fria, e as fotos não ficavam boas, mas tirei algumas.




Rua João Lopes da Silva



Rua João Lopes da Silva


Rua Antonio Carlos Gomes


Av. Abilon de Souza Naves

GUARANIAÇU - NOITE FRIA

Depois de dois de chuvas forte, ontem foi um dia bastante frio, tivemos a marca de 5º centígrados nos termômetros, e ainda tivemos que suportar um frio forte que doia as pontas dos dedos.


Av. Souza Naves


Rua Ulisses oro


Rua Eudoxio Badotti

CASCAVEL - CARROS ANTIGOS

Ontém, sábado, fui novamente a Cascavel, não chovia, mas fazia frio, saimos logo cedo. fomos pela avenida principal, se o sinal estiver verde, podemos sair, se vermelho esperamos para partimos de Guaraniaçu para qualquer parte do  Estado, tanto no sentido oeste como no sentido leste, e quando partimos, sai doi, três carros de uma vêz só.Então em Cascavel, entre tantas coisas que vi e lugares que fui, visitei o shoping West Side, onde estava acontecendo um encontro de carros antigos e tirei estas fotos:















sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A CHUVA ESTÁ DE VOLTA

Desde ontem que chove em Guaraniaçu, mas sem causar transtornos graves, e hoje ela foi forte durante boa parte do dia. Agora as 20h 30min. ela permanece, mas bem moderada.

Veja as fotos


foto tirada ontem as 19hs. 30min.




foto tirada hoje as 7hs. 30min.


PDE - PROFESSORAS DE GUARANIAÇU CONCLUINTES DO PDE

Professoras de Guaraniaçu, pertencentes ao núcleo de Cascavel, participaram durante este dia 19/08, do seminário de encerramento do PDE 2009 - 2011. O evento foi realizado no auditório da FAG.
Parabéns pela vitória alcançada e muito sucesso para todas.






quarta-feira, 17 de agosto de 2011

VIAGEM A MARINGÁ

Visitamos várias vezes a cidade de Maringá, na região norte do Paraná, e nesta última em 20 de Junho, tiramos alguma fotos, e para acompanhar as imagens eu fiz um pequeno histórico da cidade canção.
Fundada pela Companhia Melhoramento do Norte do Paraná e projetada pelo arquiteto urbanista Jorge Macedo Vieira em 1947.
Entre 1947 e 1949, chegaram várias caravanas a cidade, na sua maioria paulistas, mineiros e nordestinos, atraidos pelo riqueza do ciclo do café. Em 1947 era Distrito de Mandaguari, em 1948  tornou-se vila, e foi elevada a municí em 14 de Novembro de 1951 junto com Iguatemí, Floriano, Ivatuba entre outros, inclusive o município de Guaraniaçu.


Catedral Metropolitana
de
 Maringá

Monumento a Nossa Senhora da Glória
e
Catedral Metropolitana
Basílica Menor
Nossa Senhora da Glória














Avenida São Paulo
Shopping Center Avenida


Avenida São Paulo

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DESEMBARGADOR - PARTE INTERNA

Colégio Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, fruto do esforço de  professores e lideranças da nossa cidade que não mediram esforços para oferecer uma boa educação e formação para seus filhos.




Corredor entre os blocos  "A" e "B"


Corredor do bloco "B"



Painel pintado pelo
Frei Lúcio




Parte do saguão de entrada
e o corredor do bloco "C"



Saguão de entrada