quinta-feira, 31 de março de 2011

 Guaraniaçu nos anos 60

        Esta foto é de uma procissão de Corpus Christh,com as pessoas organizadas em fila.Observem o corte da estrada federal que passava no meio da cidade, e ao fundo do lado direito vemos a Igreja de Nossa Senhora de fátima.




Nesta esquina estava localizado o
Hotel Princesa do  Oeste hoje ainda
 existe   o prédio na esquina oposta ao
Supermercado Adamy




sábado, 26 de março de 2011

          A cidade de Guaraniaçu a noite, nos surpreende na sua tranqüilidade de cidade do interior, para uns pode não ser, mas para outros é o lugar mais importante das suas vidas. Pois estão aqui, os seus pais, parentes, lembranças da sua infância, da sua juventude, dos seus anos iniciais nos estudos, sempre temos algo que marca em nossas vidas a cidade onde nascemos.
         Normalmente sempre procuramos uma data especial para visitarmos a cidade onde nascemos.É um retorno não só para matar a saudade da família, mas também dos amigos.
         Com o passar dos anos a cidade muda, mesmo assim encontramos alguma coisa que nos lembra o passado. As ruas iluminadas ou não, as casas da nossa época, e o que nos faz lembrar tudo isso quando estamos distante são as fotografias, como estas que disponho agora no meu blog.
Rua José Humberto Fernandes
foi Vereador na época do primeiro
Prefeito: Jarge Pio Gonçalves.


Av. Abilon de Souza Naves
Sentido Curitiba.


Av. Abilon de Souza Naves
sentido Cascavel.

domingo, 20 de março de 2011

GUARANIAÇU, PARTE DO TERRITÓRIO FEDERAL DO IGUAÇU E OS VEREADORES ELEITOS REPRESENTANDO A ROÇINHA EM LARANJEIRAS DO SUL

O Governo Federal cria através do Decreto-Lei Nº 5.812 de 13 de setembro de 1943 o Território Federal do Iguaçu passando desta forma a região do atual Município de Guaraniaçu a pertencer ao referido Território.
O Território compreendia as regiões Sudoeste e Oeste do Paraná com 52.402 quilômetros quadrados. E o Oeste de Santa Catarina com 14.404 quilômetros quadrados.
Em 18 de Setembro de 1946, o Território Federal do Iguaçu foi extinto e Laranjeiras do Sul naquela época denominada de Iguaçu, voltou a pertencer a Guarapuava na categoria de Distrito, mas por pouco tempo. Neste mesmo ano de 1946 a Rocinha que viria a ser em 1951 o Municipio de Guaraniaçu, pertenceu a Guarapuava, ao Distrito Federal do Iguaçu,   e finalmente a Laranjeiras do Sul.
Em 1946 pelo Decreto-Lei Nº 533 de 21 de Novembro, Iguaçu capital do Território, torna-se Município de Laranjeiras do Sul e instalado solenemente a 30 de Novembro de 1946, emancipando-se assim de Guarapuava. Com estas alterações geopolíticas o então Distrito da Rocinha deixa de pertencer a Guarapuava e passa a integrar o território do recente do recente Municipio de Laranjeiras do Sul.
No dia 03 de outubro de 1947, acontecia as primeiras eleições do Município de Laranjeiras do Sul com a vitória de Alcindo Natel de Camargo para Prefeito (Nesta época não existia o cargo de vice no estado do Paraná) e entre os Vereadores eleitos   estava o senhor Alvaro João Cardoso eleito com  231 votos,pelo partido PSD, representando o Distrito da Rocinha na Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul.
Na eleição seguinte, realizada no dia 22 de julho de 1951 foram eleitos para a câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul, dois representantes um da Rocinha o senhor Osmindo Nunes de Oliveira do PTB eleito com 96 votos e o senhor Jorge Pio Gonçalves também do PTB eleito  com 112 votos, do Mato Queimado.

Josias.

Fontes pesquisadas:
Site do TER-PR
“Território Federal do Iguaçu” da Professora Elizabete Liro Biesek.
Historia do Paraná - Org. e coordenador-geral Prof. Faissal El- Khatib

sábado, 19 de março de 2011




COLÉGIO  DESEMBARGADOR ANTONIO FRANCO FERREIRA DA COSTA DE GUARANIAÇU









Mural pintado pelo Frei Lúcio da Ordem Franciscana








                                   Ginásio Dinarte Sinhuri, inaugurado em junho de 2000,
                                                    localizado na Praça Antonio Daga




Parte da Av. Manoel Ribas



Rua Abilon de Souza Naves

segunda-feira, 14 de março de 2011

FRAGMENTOS DE IMAGENS RECENTES DE GUARANIAÇU

Fragmentos de imagens novas de Guaraniaçu, provocadora de lembranças de um passado saudoso, refletidas no ar, nas partículas deste chão sagrado onde a infância de tanta gente foi momentos de muita alegria e de tristezas também, mas hoje superadas.  
Guaraniaçu, hoje espalhada por tantas partes do Brasil e até do mundo, mas presentes no coração e na mente dos seus filhos que não a esquece. E muitas vezes encontram-se com as suas famílias no dia das mães, no dia da padroeira Nossa Senhora de Fátima,nas festas do final do ano. Um abraço a todos vocês.
Estas fotos atuais é o olhar do novo que nos transporta ao passado.


Praça ds Bíblia na frente da Igreja Matriz inaugurada
no dia 14/11/2000



A nova Biblioteca cidadã e do lado esquerdo o
Celeiro do Agricultor





Mural pintado pelo Frei Lúcio Américo de Oliveira da OFMConv,
representado a História de Guaraniaçu.
Este mural está no lado esquerdo da entrada da
Biblioteca cidadã de Guaraniaçu.




Biblioteca Municipal, Secretaria de Educação e  
Câmara Municipal e por trás está a Rodoviaria.



A nova Câmara Municipal


A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima


sábado, 12 de março de 2011

FOTOS DE GUARANIAÇU NO PARANÁ

Cada povo tem sua história, representada nos seus ícones, nas suas imagens representadas pelas suas casas, suas praças, suas estradas, em peças antigas guardadas nos sotãs das residências ou enterradas na terra. As peças podem ser de madeira, de pedra, de metais, onde estão revelados os estágios de desenvolvimentos e o tempo que elas representam.
Todas as riquezas, corre o risco de ser esquecida ou as vezes são desconhecidas dos seus habitantes ou pouco conhecidas ou ainda guardadas na memória dos mais antigos, mas com o risco de perder-se pelo simples motivo de não estarmos mais dialogando com os mais idosos ou simplesmente desconsiderá-los.

O que nós nos lembramos quando vemos estas imagens?




Dia da Inauguração da antiga Igreja de Madeira
no mês de novembro de 1961.







CONGREGAÇÂO DAS IRMÃS CATEQUISTAS FRANCISCANAS
chegaram em Guaraniaçu no dia 18 de março de 1962.


foto mostrando a Igreja de madeira sendo construida,
do lado esquerdo, observa-se uma parte da Igreja anterior.

quinta-feira, 10 de março de 2011

COLONIZADORES ESPANHOIS NO OESTE DO PARANÁ

              

    Com a vigência do Tratado de Tordesilhas, após 1494, esta região do oeste do Paraná passou a pertencer aos espanhóis. Em 1750 com a assinatura do Tratado de Madrid, os espanhóis reconheceram as conquistas dos portugueses  na região.
Portanto, os espanhóis dominaram a região entre os anos de 1494 a 1750.
A América nesta época era dividida em cinco Vice-Reinados e três capitânia Geral  e esta região, que pertencia ao Vice Reinado do Prata com sede em Buenos Aires e a Província do Paraguai com sede em Assunção a qual tinha como sua área a região do Guairá.
A Província de Assunção do Paraguai, foi criada para impedir a presença dos portugueses na região e para consolidar o seu objetivo, foi fundada a Vila de Ontiveros, e em 1557 fundaram a Ciudad Real Del Guayrá dois anos depois em 1559, fundam a Vila Real Del  Espiritu Santu.   
                            
Nesta ação de impedir o avanço dos portugueses, os Jesuítas também deram sua contribuição, fundaram 13 reduções na região do Guairá, as quais abrangiam 80% do atual território do atual Estado do Paraná



clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 7 de março de 2011

       Hoje fiz uma longa caminhada e como não podia faltar, estava com a minha máquina, que tão fielmente expressa, atravessando sua lente e fixando o meu olhar nas fotos reproduzidas sobre a natureza. O que vejo, ela me facilita mostrar aos outros em imagens eternas ou a natureza se eterniza com estas imagens, que descobri na BR 277
Ou esta outra, no meio das árvores, como estivesse escondendo-se dos predadores, mas iluminada pelos raios solares para ser admirada, não resisti ao seu encanto e a fotografei.

          Quantas pessoas passaram por aqui, quantos carros velozes, também passaram por aqui e não os viram, mas silenciosamente eles estão se renovando, morrendo, nascendo e renascendo das queimadas, dos venenos, das máquinas devoradoras de tudo que encontram no seu caminho.

sábado, 5 de março de 2011

ORIGEM DO CARNAVAL

O carnaval talvez  seja  originário  da Grécia,  quando realizavam cultos em agradecimentos pela fertilidade do solo e pela produção. Mas outros povos também prestavam  cultos a divindades pelas  suas atividades agrícolas, como os Egípcios.Mais  tarde   na  era cristã, a Igreja  católica  discorda  das festas carnavalescas realizadas pelos romanos e gregos. 
Na idade média o carnaval reaparece com o surgimento da  Quaresma, criada pela Igreja católica. Em 604 o Papa Gregório I determinou que os  fiéis católicos deveriam dedicar-se a um período de 40 dias às questões espirituais, com jejum e abstinência. Posteriormente,  para  o  período  da  Quaresma  foram definidas pela Igreja católica, datas oficiais com a Quarta-feira de Cinzas o  seu dia inicial.


                                                              Quarta-feira de Cinzas
Obra do pintor Alemão
Carl Spitzweg

quarta-feira, 2 de março de 2011

RODADOPOVO

 O endereço do blog é a dinâmica de um ambiente de qualquer conversa, as pessoas se encontram, vão conversando inicialmente em um pequeno círculo, sentados ou de pé, mas constantemente esta roda vai sendo aumentada com a chegada de novas pessoas. Os assuntos vão aparecendo e assim passa o tempo, onde a amizade se fortalece e eterniza-se no tempo, é a forma social com que as pessoas crescem e descobrem os caminhos partilhados e a serem partilhados.
Rodadopovo é uma senha para entrarmos em contato com as surpresas que a nossa memória nos reserva e reserva aos outros, carregadas de emoções, medo, esquecimentos, manipulações, carregadas de preocupações ora para agradar, ora para revidar. Assim a historia vai sendo registrada, guardada, silenciada, com leitura e releituras dos fatos, por pessoas que participaram ou que foram expectadoras.
Cada um tem uma parte da historia para contar,
Mas a história é coletiva  Se não for coletiva,
o individuo não é sujeito da historia.
A história para ser contada
Necessita do coletivo – a rodadopovo.